sexta-feira, 25 de junho de 2010

O que você vai fazer nas férias?

Tenho certeza que a resposta é ler um livro! Não? Então finge que sim, só para eu não ficar chateado...
Nem todo mundo gosta de ler, eu sei. Mas sou um homem de fé e creio que um dia isso irá mudar. Por isso gostaria de sugerir alguma coisa para este mês de julho. Não é dever ou tarefa de casa, portanto não pode ter cara de escola. Nada de Machado, Alencar, Camões, simbolistas, modernistas ou coisa parecida. O ideal seria ler algo interessante, dinâmico, que lhe faça sair daquele ócio improdutivo típico das férias...
Só me resta arriscar:


Eu Sou Ozzy
Autor: Chris Ayres e Ozzy Osbourne (pensou que o Ozzy fosse capaz de escrever sozinho?)
Editora: Benvira

Por que ler?
Porque todo mundo está dizendo que é bom: engraçado, curioso, uma biografia pessoal e musical com a falta de pudores típica do Ozzy. Eu mesmo ainda não li: projeto-férias! Mas vi uma resenha muito elogiosa na Rolling Stones e uma nota positiva na Folha de S. Paulo, além disso o Gustavo do 2º B está lendo E gostando! 

Os melhores contos de Ignácio de Loyola Brandão
Autor: o próprio Ignácio de Loyola Brandão, mas a seleção é de Deonísio da Silva
Editora: Global

Por que ler?
O autor, ainda vivo e em plena atividade, é criativo sem ser pseudo-vanguardista, profundo sem ser chato e bem humorado sem ser superficial. Dois contos me divertem nesta coletânea: o nonsense A anã pré-fabricada e seu pai, o ambicioso, e Obscenidades para uma dona-de-casa com a mais insólita sequência de sinônimos da literatura. Eu recomendaria, ainda, o romance de ficção "ecológica" Não verás país nenhum, mas achei um desafio muito grande para as férias...
 
 
O cão dos Baskerville
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: L&PM (há várias edições, esta é baratinha)

Por que ler?
É Sherlock Holmes! A não ser que você não goste de suspense policial, este livro é obrigatório. Retrata uma época, marca um estilo e cria um mito literário. Para quem só conheceu o detetive inglês por meio do filme do Guy Ritchie, leia urgentemente e esqueça aquela papagaiada com Robert Downey Jr. e Jude Law. Se gostar desse leia também Um estudo em vermelho.


Só coisa leve, hein? E não deixem de ir ao cinema e ouvir NOVAS músicas!
Ah, se preparem para a redação "Minhas férias" em agosto...

19 comentários:

  1. eu não vou precisar fingir que vou ler alguma coisa Erik,tudo que mais queria era férias para eu poder ler meus livros.
    nessas férias tenho uma meta de ler 8 livros(ou até mais),são muitos,mas acho que consigo x)
    ler é tão bom,menos quando obrigado kkk
    desses livros que você postou o livro O cão dos Baskerville está na minha meta do ano,mas só lerei mais pra frente,isso também se der tempo,pois tem vestibular e talz.
    abraços xx

    ResponderExcluir
  2. O QUE?agora que reparei em um detalhe,Erik.
    redação "minhas férias" ? hauahauahu eu ri com isso!

    ResponderExcluir
  3. Dayana,
    Nenhuma volta às aulas é completa sem uma redação "minhas férias"!
    Fico contente em saber que tem metas de leitura. Não quer compartilhar? Fiquei curioso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Erick, eu tenho três livros para ler nessas férias primeiro "Vlad A última Confissão" como professor você deve saber quem foi Vlad o Empalador, O segundo é "Dossiê Drácula" a história é como se Dracula encontra-se Jack, estripador. E por ultimo o que a professora Aline pediu para gente lê Frankstein!!

    ResponderExcluir
  5. ée,a clássica redação "minhas férias"!! isso me lembra de quando estava na 4ª série,a última vez em que fiz essa redação haha
    sim,eu tenho metas! pra mim a leitura é algo surreal,não sei explicar,começo a ler e não quero mais parar,e cada vez mais ando descubrindo novos livros,então resolvi criar metas,a das férias e a de até o fim do ano,que ao todo já são 46 livros para ler,sendo 11 já lido desde o começo do ano x)
    hum,posso sim Erik compartilhar os livros,mas acho que você não vai gostar,bom,não sei,é que são livros do tipo que todo jovem anda lendo,de vampiros,coisas sobrenaturais,não sei explicar bem,são desses tipos,porém nem todos.
    são: Succubus Blues de Richelle Mead; Bite Me de Parker Blue; Traída de Kristin Cast; Para Sempre de Alyson Noël; Boys That Bite de Mari Mancusi; Amante Sombrio de J.R.Ward; Oh My Goth de Gena Showalter; A Rosa do Inverno de Patricia Cabot e o clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen.
    é isso =) xx

    ResponderExcluir
  6. É interessante essa moda de vampiros, um fenômenos pós-bruxos e pré-alguma coisa. Não vejo problema em se ler este tipo de livro, ainda mais se são jovens lendo livros feitos para jovens. Leituras são sempre bem vindas e mesmo este tipo de entretenimento de moda é de algum modo positivo. Não sei quando vai acabar, mas vai...
    A única coisa que se deve ter em mente é que Best Seller não é sinônimo de boa literatura. A grande literatura tem algo de original, de uma narrativa superior, um estilo particular, uma temática inesperada. Seria ótimo dosar os mais vendidos com os mais sugeridos.

    Dyana e Caio, obrigado por compartilharem suas leituras.


    P.S. Fiquei imaginando o que Sherlock Holmes diria disso... Um homem do século XIX, tão racional, certamente diria que essas histórias sobrenaturais são pura bobagem.

    ResponderExcluir
  7. não aguento nem ler os comentários do blog. :s hahahah desculpe, professor ler não é minha praia tem opções tipo.. cinema, show..? :D

    ResponderExcluir
  8. Leticia,
    Jura que nem o blog você aguenta ler? Tenso...
    Uma coisa não substitui a outra. Mas o que você pretende assistir nas férias?


    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Erick, só para vc eu adoro esses assuntos sobrenaturais a muito tempo, porém acho importante compartilhar q essa modinha de vampiros(Crepúsculo)eu não gosto!1!
    PS:Assistiu o novo Sherlock Homes?

    ResponderExcluir
  10. Preciso ser como a Dayana o mais rápido possível... Alguém me empresta paciência para eu conseguir ler pelo menos um livro inteiro?

    O mais interessante é que esse tipo de livro "de jovens" não me causa nem um pouco de vontade de ler. Eu tenho mais vontade de ler quando penso no Auto da Barca do Inferno, sinceramente.
    Curioso, você não acha, Erik?

    Bom, as músicas novas já estão garantidas nas minhas férias!

    ResponderExcluir
  11. é,realmente livros sobre vampiros virou uma moda,mas Erik,te digo uma coisa,há livros que leio que foram escritos antes dessa "febre",só que só agora vieram ser publicados no Brasil(isso só por causa do "fenomeno" que a série Twilight Saga se tornou),como um que foi escrito em 1992,no ano em que nasci,olha que velho hauahau
    bom,eu leio alguns Best Sellers e particulamente acho bons,mas eu entendi o que você quis dizer,é sobre a temática.

    ResponderExcluir
  12. Dayana e Caio,
    Sem dúvida alguma a temática é mais antiga que a moda ou febre (acho até que este termo é melhor)causada pela série Twilight Saga. O grande clássico entre os livros, "Drácula" de Bram Stocker, é de 1897. E sua primeira "versão" cinematográfica é "Nosferatu", de F.W. Murnau, de 1922 (preto e branco, mudo!)
    Como na época a dinâmica era diferente, ainda não existia uma indústria cultural que trabalhava em cima de vendas gigantescas para atingir uma massa de consumidores, não houve uma "moda de vampiros". Mas a temática continuou ao longo do século XX, assim como o sobrenatural como um todo já vinha de séculos anteriores.
    Eu brinquei com a possível opinião de Sherlock Holmes exatamente porque no Cão dos Baskerville há um mistério que para alguns envolve o sobrenatural. Holmes, no entanto, já parte do princípio que o sobrenatural não existe e não pode explicar o mistério.

    Caio, eu assisti o último filme do Sherlock Holmes. Pena que a história saiu da cabeça do Guy Ritchie (diretor) e não da mente de Conan Doyle ("pai" de Holmes). O filme não é ruim, mas quem esperava um detetive cerebral, meticuloso e estranho, enquantrou um showman com o charme do submundo londrino.

    Gabi, sua situação não é única. Veja o caso da Letícia, é idêntico. Talvez falte UM livro que inicie seu gosto, que te prenda, que desperte o gosto pela leitura. O problema da falta de paciência é sério. Talvez vocês precisem buscar a calma, um lugar e momento tranquilos para ler. Além de descobrir qual é o seu estilo de leitura. Não há problema em preferir Gil Vicente a Stephenie Meyer.

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  13. Erik, o meu problema não é só com livros. O meu grande problema é a falta de calma e paciência. Eu sou uma pessoa muito agitada e destraída. Eu tenho muita dificuldade para me concentrar em algo, por isso até mesmo ver um filme é complicado, porque eu vivo correndo e quando paro para assistir a um filme acabo dormindo (isso acontece direto). Em uma coisa como ler ou fazer uma prova, que exige mais concentração ainda, é muito pior...
    Durante essas férias vou tentar descansar e ao invés de estudar para o vestibular ou fazer catapultas, pretendo investir mais na leitura. Quem sabe eu consigo aos poucos me tranquilizar.

    ResponderExcluir
  14. Não psor.. eu leio todos os posts do blog, mas comentário quando é muito grande eu paro na metade, ÀS VEZES! :) não sou tão preguiçosa assim. :/

    ResponderExcluir
  15. Leticia,
    Não disse que você é preguiçosa. Mas me chama a atenção este perfil recorrente. Veja o caso da Gabi, impaciente ou ansiosa. Isso tem se tornado mais comum a cada dia e muitos associam isto à internet. No entanto, não sei dizer se é a linguagem rápida e direta da internet que tem alimentado esse imediatismo atual, ou o contrário, a ansiedade por informações imediatas que alimenta a linguagem da internet.
    É importante termos claro que informação é diferente de formação. E esta última não se consegue rapidamente, é um processo mais lento, um cozimento em fogo baixo.

    ResponderExcluir
  16. Gabi, acho que "resolvi" o problema dos comentários sem tema específico. Dê uma olhada no topo da página, acima das notícias e abaixo do cabelho...

    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Erik, eu adoro ler e não paro nem em época de provas, mas nas férias eu leio uns 10 livros. Já terminei de ler Frankenstein e estou na metade de Dom casmurro (ambos os livros são leitura obrigatória para o terceiro bimestre) e assim que terminar vou ler novamente a série Harry Potter (que é um grande vicio para mim) e o livro 'A dança da Morte' de Sthepen King, mas também pretendo terminar uma das muitas histórias que eu começei a escrever no decorrer do ano e que não ganharam um fim por falta de inspiração ou de tempo, então minhas férias serão bem ocupadas! x)

    ResponderExcluir
  18. Ana Cristina,
    Fico bem contente em saber que suas férias serão de leitura e escrita. E pelo jeito você adora um mundo sobrenatural, não é?
    Você já leu Edgar Allan Poe? Ele é praticamente o pai do Stephen King. Entre o final do século XIX e começo do XX as histórias de terror ou envolvendo o sobrenatural tiveram grande sucesso. Até o autor do Sherlock Holmes, Sir Conan Doyle escreveu a respeito (Dr. Negro e outras histórias de terror).

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Erik,
    Edgar Allan Poe é um dos escritores que mais admiro! Seus contos são fabulosos e prendem o leitor até o final, apesar de serem meio mórbidos. Realmente eu sou fascinada pelo sobrenatural, histórias de terror me encantam desde pequena. Acho que fui um pouco influenciada por meu irmão, que sempre me indicou livros realmente bons, quase todos envolvendo monstros ou criaturas fantásticas. Nunca cheguei a ler um livro de Sir Conan Doyle que não seja Sherlock Holmes, mas vou tentar ler algum deles, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.