sábado, 26 de junho de 2010

Má notícia

USP e Unicamp não usarão Enem em vestibulares em 2011

Segundo as instituições, a razão é que o exame será realizado muito tarde e atrasaria seus calendários. A prova do Enem será dia 6 e 7 de novembro. De acordo com a USP, para usar a nota do exame na prova objetiva seria preciso receber o resultado até a segunda quinzena de novembro.
(...)
A nota do Enem já não foi usada pelas instituições no ano passado, devido o adiamento do exame de outubro para novembro, após o vazamento da prova. Antes disso, o Enem era usado para compor 20% da nota da primeira fase, tanto na Fuvest como na Unicamp, caso o resultado do exame beneficiasse o vestibulando.

5 comentários:

  1. Ah, acho que eu vou melhor na prova da Fuvest do que na do Enem. O tipo de prova do Enem é cansativo demais!!! A Fuvest é complicada, mas pelo menos as perguntas são mais objetivas. Acho que pra mim não mudou tanta coisa... Dois dias cansativos de prova a menos!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Gabi. Pelo menos para mim, esta é uma boa noticia, ja que tenho maior facilidade com as questões da fuvest do que com as do enem.
    O enem é excessivamente longo, costumo dizer que é mais um teste de resistência, quem consegue ficar atento a prova por mais tempo, do que uma prova para medir raciocínio.

    Gabriel K.

    ResponderExcluir
  3. O curioso desta percepção de vocês é que a tendência dos vestibulares, mesmo que lenta, é se aproximar do modelo do ENEM. A avaliação de habilidades e não de conhecimentos específicos já ecoou na prova da Unicamp e foi capaz de provocar alguma mudança na FUVEST. Em todo caso é bom lembrar que o ENEM também está sob constante reavaliação.
    Gabriel, se você considera o ENEM uma prova de resitência, o que pensa a respeito do novo formato da Unicamp?

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Considero excelente.
    as questões ldo novo modelo demonstraram que é possível fazer uma prova menos conteudista, mais próxima do ENEM, sem torna-la excessivamente longa e cansativa.A São questões objetivas e diretas, que exigem o raciocinio do aluno, sem ocupar meia pagina de enunciado.
    O governo federal poderia aprender com a Comvest e melhorar ainda mais o novo ENEM.

    Em relação as três redações... Bem nem tudo é perfeito.. rs
    Mas ainda acho que é bem valido, dado o novo "modelo " de estudante desejado pelas universidades atualmente.

    Erik, se me permite uma duvida:
    O que você faria se estivesse no meu lugar, só quer a usp ou unicamp, prestaria o enem de qualquer maneira, mesmo que não influencie no processo seletivo?

    ResponderExcluir
  5. Gabriel,
    Entendo perfeitamente seu raciocínio e não tenho como discordar. Como disse anteriormente, as melhoras estão em processo e este é mais lento do que gostaríamos.
    Olha, quanto à sua pergunta... questão delicada. Eu só prestei USP e Unicamp, e num tempo que as provas eram um pouco mais cansativas (a primeira fase da FUVEST era em dois domingos, p. ex.). Não prestei outra universidade porque não me interessava e porque não queria me desgastar por nada. Seguindo esta lógica eu também não prestaria ENEM se ele não fosse colaborar com a nota. Por outro lado, teve ano em que a FUVEST aceitou a nota do ENEM do ano anterior ao vestibular (ou a melhor nota entre dois anos). Então, se você teme não passar e quer garantir uma melhor posição no ano seguinte, aí talvez valha a pena.

    Abraço

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.