quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entendendo o vestibular da Unicamp

Em um post de maio (aqui) informei a respeito das mudanças do vestibular da Unicamp e passei o link para o simulado oficial que o Comvest (espécie de FUVEST da Unicamp) realizou para testar o novo modelo.
A Folha de S. Paulo comentou novamente essas mudanças, destacando que ficou estatisticamente mais difícil ser desclassificado por zerar a redação. Raciocínio bem simples: antes era uma redação, agora são três, ou seja, mais chances de acertar ao menos uma. O que não significa, claro, que você será aprovado com apenas um texto realizado. (veja aqui)
É compreensível esta ênfase nas redações tanto pelo peso para a classificação quanto pela dificuldade de escrever três textos em uma mesma prova. Mas a Comvest tenta acabar com este receio disponibilizando a expectativa da banca avaliadora e exemplos (sempre um acima e outro abaixo da média) para cada uma das propostas.
Junto a essa notícia, a Folha de S. Paulo forneceu um quadro comparativo (muito bem feito, aliás) com o "como era e como será a partir deste ano". Dê uma olhada.


Ainda dá tempo de estudar...

5 comentários:

  1. Erik, genial.
    Muito obrigado por esse post. Com certeza vai ajudar muito a nós, os infelizes que prestarão UNICAMP...

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,
    Agradecemos a preferência!rs
    Imaginei que fosse ser útil a este grupo de "infelizes"...


    P.S. Você já pensou em acrescentar ao menos um K depois do seu nome para ficar mais fácil de lhe identificar? Só na sua sala são 4 Gabriéis!

    ResponderExcluir
  3. pos-aula.blogspot.com para o WebBlog Award!

    Gabriel K.

    ResponderExcluir
  4. Menos, Krisman, menos...
    Que tal Krisman na Unicamp ano que vem? É bem mais factível!rs

    ResponderExcluir

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.