segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Exposição Virtual

O tempo que temos na escola é sempre curto para tantos conteúdos diferentes. E isso não é só para o caso de História! Mas, verdade seja dita, sempre há pouco tempo ou espaço para abordarmos todo o universo do conhecimento. Os próprios museus serão sempre poucos para expor seus documentos e objetos. O Museu do Ipiranga, por exemplo, tem cerca de 80% de seu acervo guardado.
O Arquivo Público do Estado de São Paulo resolveu contornar este problema. Além de não possuir um espaço expositivo (arquivo guarda, museu expõe), seu acervo é simplesmente gigantesco. A alternativa foi criar uma exposição virtual com cartas, documentos oficiais, fotos, a respeito da Revolução de 1924, ocorrida aqui em São Paulo.
Pouco conhecido, este movimento armado foi comentado (mas não aprofundado!) no final do segundo bimestre com a 3a. série ao falarmos do movimento tenentista e do descontentamento com a República Oligárquica.
Não é perfeito, mas é uma boa oportunidade para ler (e ver) mais sobre o assunto sem sair de casa.


Clique AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.