Apresentei em aula um trecho do belo e longo Romanceiro da Inconfidência da poeta (ou poetisa, como preferirem) Cecilia Meireles. A ideia era trazer de uma obra literária escrita em 1953 os elementos necessários para estudarmos o movimento mineiro de "independência" conhecido por Inconfidência Mineira e ocorrido entre os meses finais de 1788 e os iniciais de 1789.
Mas é sempre bom sabermos mais a respeito do que lemos para que a compreensão seja mais "segura". Então, vamos lá.Mas que raios significa Romanceiro?
.jpg)
Para entender o trecho escolhido
Como o excerto já foi trabalhado em sala o que eu sugiro é uma "leitura de curioso". O que seria isso? Eu tentei selecionar links que dessem conta de explicar cada um dos termos que, aparentemente, são mais complexos. Cabe a você escolher se quer ou não ler mais sobre cada coisa.
Antes que se espantem, sim, eu peguei a grande maioria dos links da Wikipedia. Nem tudo lá presta, mas ainda assim é útil. Mas como não confio em dicionários on-line, há um vocabulário ao final do post.
Boa "leitura de curioso"!
Romance XXI ou Das Ideias (excerto)
(...)
Banquetes. Gamão. Notícias.
Livros. Gazetas. Querelas.
Alvarás. Decretos. Cartas.
A Europa a ferver em guerras.
Portugal todo de luto:
triste Rainha o governa!
Ouro! Ouro! Pedem mais ouro!
E sugestões indiscretas:
Tão longe o trono se encontra!
Quem no Brasil o tivera!
Ah, se D. José II
põe a coroa na testa!
Uns poucos de americanos,
por umas praias desertas,
já libertaram seu povo
da prepotente Inglaterra!
Washington. Jefferson. Franklin.
(Palpita a noite, repleta
de fantasmas, de presságios...)
E as idéias.
(...)
Vocabulário:
Inconfidência: infidelidade, deslealdade, especialmente para com o Estado ou um governante.
Querela: lamentação, expressão de sofrimento; queixa; conflito de interesses; briga, contenda, pendência; debate inflamado sobre pontos de vista contrários; altercação, debate, discussão.
Gazeta: jornal.
Alvará: documento de autoridade judiciária ou administrativa em favor de alguém e no qual se ordenam ou se autorizam determinados atos.
Presságio: fato ou sinal pelo qual se julga adivinhar o futuro; prenúncio, agouro; pressentimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.