quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cronograma do ENEM

Pelo que eu entendi todo mundo está compartilhando este cronograma pelo Facebook. Mas não custa nada reproduzir em mais algum lugar. Sugestão minha: coloca na geladeira, na porta do quarto, dentro do caderno, sei lá, anote!


terça-feira, 29 de maio de 2012

CineSanfra II

Como prometido, uma vez por mês teremos CineSanfra. E o filme de junho é O Senhor das Armas.
As regras vocês já conhecem: inscrições comigo ou com as professoras Mônica e Renata. O problema é que com menos de uma semana de divulgação já temos 23 inscritos. Ou seja, só restam 7 vagas!
O texto de apoio já está no GIC, é só baixar e ler. É importante, não deixe de ler!!
No mais, vejo vocês no dia 15 de junho, às 14h!













Ah, se você não sabe sobre o que é o filme, assista abaixo o trailer (legendado).

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Preparação para o ENEM

O ENEM, a esta altura do campeonato, dispensa apresentações. Para quem não sabe, gosto da proposta do exame, apesar de também lamentar uma série de "zicas" nos anos anteriores. Vou continuar repetindo para quem quiser ouvir, ainda acho a melhor metodologia de verificação de aprendizagem: não é conteúdo, é habilidade que interessa.
Bom, mesmo assim é necessário estudo. Em tese, bastaria ter feito um bom Ensino Médio e, após 3 anos, você estaria preparado. Infelizmente, todos nós sabemos que o pessoal acorda (quando acorda!) no último ano. Aí, o jeito é correr atrás do prejuízo. O maior problema é que os cursinho não acompanham bem a estrutura do ENEM, afinal, o cursinho (assim como as escolas) divide as aulas por disciplinas e não por área do conhecimento, como avalia o ENEM.
Dito isso, uma dica quente. Vi na internet algo que me impressionou e olha que sou um tanto cético com Ensino à Distância. Eu, particularmente, gosto de assistir aula. Mas tem gente que se dá bem com algo via internet, com horário flexível, etc. O problema é que também não dá pra estudar de qualquer jeito. Estudo exige um mínimo de organização e de gente séria oferecendo conteúdo. E mais, esta combinação geralmente dá em algo pago (ou beeem pago).
É aí que reside minha surpresa. Li sobre um portal que se propõe a oferecer vídeo-aulas transdisciplinares, exercícios e resolução de dúvidas por uma equipe especializada pelo incrível preço de R$ 0,00!!! Isto mesmo, tudo "di grátis", na faixa, vascão!
Dê uma olhada, então, no Mande Bem no ENEM!


Eu acho que vale a pena conferir.



Ah, fiquei sabendo sobre o Mande Bem... no Catraca Livre, outro site que deveria ser seguido por todo mundo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Pense nisso!


O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, no dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.
A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.
Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. (...)

Fonte: Texto base da Campanha (AQUI)


- Mas o que eu posso fazer?
- Você tem olhos para ver, cabeça para refletir e boca para denunciar! Faça bonito!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A verdade

Nesta quarta-feira que passou, dia 16 de maio, ocorreu a cerimônia de posse da Comissão da Verdade nomeada pela presidente Dilma Rousseff. Não foi à toa o tratamento especial que se deu a este evento. De fato, a nomeação de uma comissão para esclarecer e trazer à tona crimes contra os direitos humanos cometidos entre 1946 (Governo Dutra) e 1988 (publicação da Constituição atual) é evento de enorme importância social e política. O que não significa dizer que é isenta de polêmica. Militares da reserva temem revanchismo por conta da Ditadura Militar, principal foco dos trabalhos (ainda que não seja declarado explicitamente).
Acompanhem esta polêmica, pois é de suma importância. No entanto, gostaria de destacar um trecho muito bonito do discurso proferido pela presidente Dilma. Deixemos de lado, por um instante, os posicionamentos políticos e os rigores teóricos (especialmente caros aos historiadores, filósofos e cia.) para uma reflexão conjunta:
Eu queria iniciar citando o deputado Ulysses Guimarães que, se vivesse ainda, certamente, ocuparia um lugar de honra nessa solenidade.
O senhor diretas, como aprendemos a reverenciá-lo, disse uma vez: "a verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria este nome se morresse quando censurada." A verdade, de fato, não morre por ter sido escondida. Nas sombras somos todos privados da verdade, mas não é justo que continuemos apartados dela à luz do dia.
Embora saibamos que regimes de exceção sobrevivem pela interdição da verdade, temos o direito de esperar que, sob a democracia, a verdade, a memória e a história venham à superfície e se tornem conhecidas, sobretudo, para as novas e as futuras gerações.
A palavra verdade, na tradição grega ocidental, é exatamente o contrário da palavra esquecimento. É algo tão surpreendentemente forte que não abriga nem o ressentimento, nem o ódio, nem tampouco o perdão. Ela é só e, sobretudo, o contrário do esquecimento. É memória e é história. É a capacidade humana de contar o que aconteceu.Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições. [grifos meus]
Ao final, mais um trecho muito significativo:
A ignorância sobre a história não pacifica, pelo contrário, mantêm latentes mágoas e rancores. A desinformação não ajuda apaziguar, apenas facilita o trânsito da intolerância. A sombra e a mentira não são capazes de promover a concórdia. O Brasil merece a verdade. As novas gerações merecem a verdade, e, sobretudo, merecem a verdade factual aqueles que perderam amigos e parentes e que continuam sofrendo como se eles morressem de novo e sempre a cada dia.
É como se disséssemos que, se existem filhos sem pais, se existem pais sem túmulo, se existem túmulos sem corpos, nunca, nunca mesmo, pode existir uma história sem voz. E quem dá voz à história são os homens e as mulheres livres que não têm medo de escrevê-la. Atribui-se a Galileu Galilei uma frase que diz respeito a este momento que vivemos: "a verdade é filha do tempo, não dá autoridade."
Eu acrescentaria que a força pode esconder a verdade, a tirania pode impedi-la de circular livremente, o medo pode adiá-la, mas o tempo acaba por trazer a luz. Hoje, esse tempo chegou. [grifos meus]



Boa reflexão para todos nós!






Para quem quiser a íntegra do discurso: AQUI

Lembrete: CineSanfra

Não se esqueça, se você se inscreveu para o CineSanfra, amanhã, sexta-feira, tem seção às 14h no Auditório!!
E não deixe de ler os textos disponíveis no GIC!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Caça às bruxas

De tempos em tempos a cultura ocidental (digo isso por não conhecer muito bem a história oriental) procura exterminar seus medos fisicamente e elege, para isso, um bode expiatório. Para os nazistas os judeus representavam a encarnação de todos os males possíveis, o que justificaria o injustificável: o holocausto. No pós-guerra, com o advento da Guerra Fria, os novos bodes ou, neste caso, as bruxas a serem caçadas, eram os comunistas. Na verdade, nem precisava ser comunista, bastava parecer comunista ou, simplesmente, discordar um pouco do pensamento hegemônico. Este cenário foi particularmente intenso na "terra da liberdade e da democracia", os EUA.
O Spartacus original
Entre os anos 50 e 60 viu-se uma escalada de desconfiança e perseguições a supostos comunistas "infiltrados" no seio da democracia estadunidense: investigou-se e prendeu-se milhares de funcionários públicos, professores, jornalistas, políticos e artistas de esquerda ou críticos da política norte-americana. Comandada pelo senador Joseph McCarthy - daí chamarmos o período de macartismo - a caça às bruxas expurgou Hollywood.
Esta semana o veterano ator Kirk Douglas (95 anos!) manifestou-se a respeito por ocasião do lançamento de seu décimo livro:
O ator Kirk Douglas lançou um livro no qual contou as dificuldades que enfrentou durante a produção do filme "Spartacus", de 1960, época em que o senador Joseph McCarthy perseguia os cineastas americanos, acusados por ele de comunistas em sua caça às bruxas aos movimentos de esquerda no período da Guerra Fria.
"A caça às bruxas destruiu vidas e carreiras. Eu fiz 'Spartacus' com um roteirista que estava incluído na lista negra e que teve que se esconder sob um pseudônimo para encontrar trabalho", explicou nesta segunda-feira (14) Douglas em um comunicado por ocasião da publicação no próximo mês do livro "Sou Spartacus!".
A estrela de Hollywood lembrou que realizou um filme épico sobre a liberdade numa "época na qual a liberdade nos Estados Unidos estava em perigo", e disse ver semelhanças entre o período e o clima político atual, motivo pelo qual resolveu escrever sobre a produção da obra.

Notícia completa AQUI.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Quem procura, acha!

Atualmente "Google" virou sinônimo de pesquisa e em alguns idiomas já existem neologismos transformando o nome do buscador em verbo. Porém, está cada vez mais óbvio que não basta buscar uma palavra para obter um bom resultado: o oráculo não sabe escolher as informações que nós precisamos. Pode parecer estranho para alguns, mas até para pesquisar no Google há método e ferramentas que melhoram os resultados.
Pensando nisso, o gigante da internet criou um site - Google Search Education -  com dicas e tutoriais para ensinar professores e alunos a utilizarem de forma mais otimizada toda a potencialidade do sistema de buscas. Pena que ainda está tudo em inglês, mas para vocês não será um problema, não é?



Facilitando: vá em Lesson Plans & Activities e escolha seu grau de conhecimento (iniciante, intermediário ou avançado)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

CineSanfra I

Saiu do papel! Agora o CineSanfra é projeto em andamento! Mas...

O que é o CineSanfra?
É aula? Sim e não. É lazer? Sim e não.
O CineSanfra é, na verdade, um projeto extracurricular optativo voltado para os alunos do Ensino Médio com o objetivo de casar o prazer de ver um bom filme com a possibilidade de aprofundar a reflexão a partir de um instigante debate.
Todo mês, sempre em uma sexta-feira, teremos a exibição de um filme seguida de uma discussão motivada tanto pelo que foi assistido quanto por alguns textos básicos lidos com antecedência. Em outras palavras, o aluno de 1a a 3a série interessado em participar deve procurar um dos professores responsáveis – Renata, Mônica ou Erik – para se inscrever e ler os textos que estarão disponíveis no GIC. Simples assim.
Para inaugurar este projeto teremos “As Melhores Coisas do Mundo”, filme nacional dirigido por Laís Bodanzky. Com temática jovem, a produção aborda as relações juvenis – amizades, família, escola, amores e desamores – de forma séria e nada caricata. Um convite à reflexão sobre as diversas faces da adolescência.

Estão todos convidados!


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Virada Cultural

Quem acompanha este blog há algum tempo sabe que sou um entusiasta da Virada Cultural. Milhões de pessoas nas ruas durante 24 horas para acompanhar espetáculos de dança, música, teatro, cinema, etc, me parece justificativa suficiente para adorar este evento anual. Como se não bastasse, é tudo grátis, free, na faixa!


A Virada deste ano acontece entre 5 e 6 de maio. Ou seja, é AMANHÃ!!!

Toda a programação está no site. E desta vez o site está funcionando muito bem, com versões da programação e mapas em pdf, e aplicativos para iOS e Android.

Se você tem medo de andar pelo centro de São Paulo ou sua mãe não te deixar sair à noite, não se desespere. Tem programação variada até no SESC Ipiranga e, além do mais, são 24h de atrações. Começa às 18h de sábado, mas tem muuuita coisa rolando às 9h da manhã, por exemplo.

Dá uma olhada na programação e 'bora pra rua!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Mais apostas em seu futuro

Até parece que hoje é o dia de pensar no futuro profissional! O que parece coincidência é apenas resultado dos calendários. Como em breve começarão a pintar as inscrições para vestibulares, as universidades e a imprensa em geral estão soltando orientações as mais diversas. Pode não parecer, mas todo mundo quer que você acerte em cheio em sua escolha.
A UNESP lançou um material bem interessante para auxiliar na escolha da carreira. Por mais que seja um pouco voltado para os cursos desta universidade, ainda assim vale a pena dar uma olhada nos podcasts especialmente preparados. Sim, isso mesmo, podcasts. O pessoal desta universidade paulista preparou uma série de entrevistas em áudio para você poder ouvir a respeito das mais diversas profissões.
O Guia de Profissões em Áudio traz entrevistas com responsáveis pelas carreiras de graduação oferecidas pela Universidade. O material foi desenvolvido para ajudar estudantes que estão terminando o ensino médio e que ainda têm dúvidas em relação à carreira que seguirão.
Entre no site do Podcast Unesp e procure por Guia de Profissões no canto esquerdo. Então, selecione a área (Biológicas, Exatas ou Humanas).

Espante a preguiça que nem ler é necessário!


Mais informações, procure no Guia de Profissões da Vunesp.

Apostas para o seu futuro

Quem já fez teste vocacional sabe como funciona: muitas perguntas e poucas respostas. Na verdade, ninguém vai te dizer o que fazer simplesmente por que não dá para outra pessoa escolher por você. Então, o jeito é ficar provocando sua reflexão.
Eu vi recentemente este teste do Guia do Estudante, chamado Máquina de Profissões.


Não sei se é útil, mas é divertido. Ou, pelo menos, foi divertido para mim. Minha profissão não apareceu, mas senti meu ego (tenho perfil de líder! Oh!) ser massageado e sugeriu-se carreiras bem legais (e que admiro) como jornalismo, psicologia, assistente social e biblioteconomia.

Façam e me contem o que deu!!