terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Férias

Pessoal,
Finalmente chegamos ao final de mais um ano. Amanhã tenho o Conselho de Classe final e, portanto, o encerramento oficial do ano. Para os alunos da 3a. série, essa conclusão será na quinta-feira, com a formatura.
Como também mereço um descanso, este Blog entrará de férias junto com vocês. Nossas atividades estarão de volta apenas em janeiro, quando espero apresentar algumas novidades por aqui.
Aproveitem esse tempo para relaxar, ler bons livros, ver filmes minimamente inteligentes, e ampliar seus horizontes. No mais, façam o que vocês não deveriam ter feito durante o ano: NADA.


Abraços

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Quase férias...

Parte dos alunos já estão de férias e até mesmo este blog anda num ritmo bem lento. Com o fim das aulas regulares e o início da Recuperação do 4o. Bimestre e a Recuperação Final (a começar amanhã) tudo está mais devagar por aqui.
Aos alunos que já concluíram o ano, gostaria de dar meus parabéns. Por mais que os pais digam (e os meus também disseram!) que você não fizeram nada além da obrigação, bom, vocês fizeram direito e isso é muito importante. Para os que ainda vão precisar de mais uma prova para encerrar 2011, ficam aqui algumas recomendações.

1. Verifiquem os conteúdos exigidos para a Recuperação Final. 
Está tudo no GIC, mas vou colocar aqui:


2a. série:
  • Mundo do trabalho: trabalho assalariado e escravo
  • Revolução Industrial
  • Revolução Francesa 
  • Processo de Independência do Brasil.
Reparem que são apenas 4 tópicos, porém não é pouca coisa. Obviamente não vou exigir aquele detalhe mínimo, mas é fundamental que vocês dominem os conceitos e consigam fazer comparações. Vou continuar pedindo leitura e compreensão de texto, portanto fiquem atentos.

3a. série:
  • Período entre-guerras: crise de 1929 e Nazi-fascismos 
  • Crise da República Velha e Revolução de 1930 
  • Era Vargas: questões trabalhistas e sociais
  • Guerra Fria
Não poderia ser mais fácil! A matéria equivale apenas aos 2o. e 3o. bimestres. Cuidado que não peço 2a. Guerra Mundial, mas se vocês não souberem ao menos o resultado dela ficará um pouco complicado falar de Guerra Fria. No mais, valem as mesmas recomendações feitas para a 2a. série.


2. Planejem seus estudos
Não se esqueçam do calendário de provas!!
Nossa prova é na sexta-feira, dia 9 de dezembro, para ambas as séries.


3. Plantão de dúvidas
Eu permanecerei à disposição para dúvidas na quarta e na quinta-feira.
Veja bem! Não é aula, é plantão de dúvidas. Estudou e não entendeu muito bem a matéria? Então, me procure!!!