quarta-feira, 30 de junho de 2010

Um pensamento para as férias...

Alguém já ouviu o ditado "se a farinha é pouca, meu angu primeiro"? É daquelas máximas que vêm caindo em esquecimento, mas a ideia que ela contém continua bem viva. Angu ou polenta é quase a mesma coisa, em geral feito de farinha de milho, o bom e velho fubá. Ou seja, se há pouca farinha que se faça o meu angu primeiro. Uma síntese popular do egoísmo ou da "lei" da vantagem.
Em tempos "umbigocêntricos" quando o ditado da vovó vira, não poucas vezes, regra ou filosofia de vida é sempre bom lembrar de reflexões no sentido contrário.
Para quem não conhece, seguem as palavras do poeta e pastor anglicano John Donne, do final do século XVI e início do seguinte:
Nenhum homem é uma ilha, um ser inteiro em si mesmo; todo homem é uma partícula do continente, uma parte da terra. Se um pequeno torrão carregado pelo mar deixa menor a Europa, como se todo um promontório fosse, ou a herdade de uma amigo seu, ou até mesmo a sua própria, também a morte de um único homem me diminui, porque Eu pertenço à Humanidade. Portanto, nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti.

John Donne
Durmam com este bom barulho, meditem e recarreguem as baterias ao longo do mês de julho. Em agosto temos a segunda metade do ano e isto não é pouca coisa...
Boas férias e até dia 2 de agosto!


P.S. O blog também entrará de férias. Justo, não?

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alguém topa?

Acabei de receber por e-mail as informações sobre este concurso organizado pela Abril Educação e editoras Ática e Scipione (e apoio da MTV). A proposta não é das mais complicadas e boa parte de vocês gosta desse tipo de atividade: deve-se escolher um dos livros do catálogo dessas editoras e fazer um vídeo de até 5min.
O prazo já está rodando e as inscrições são até dia 15 de outubro.
Mais informações AQUI.

Alguém afim de conversar com os professores de Literatura e Lingua Portuguesa? Eu ajudo e talvez o professor de Inglês também (apesar de ele não saber disso ainda...).


P.S. Só discordo do cartaz. O papel principal é dos alunos!

domingo, 27 de junho de 2010

Novidade no blog

Pessoal,

Diante da necessidade de um espaço para comentários livres criei uma alternativa. Não sei se é a mais bonita ou a mais prática (na verdade foi a única que encontrei), mas se funcionar já será ótimo.
Dê uma olhada aqui em cima, entre o cabeçalho e as notícias, há uma segunda página chamada "Comentários".
A princípio funciona como um post permanente com espaço para comentários.
Vejamos se dá certo!

Abraços

Você está preparado?

Não é de hoje que venho falando importância de se ampliar os horizontes culturais. Apesar de vestibulares como FUVEST, Unicamp e Unesp exigirem "apenas" uma lista de livros outras faculdades já estabelecem como parte de seu programa outras manifestações artísticas que não só a literatura.
A Cásper Líbero pede alguns filmes, enquanto que a Escola de Direito da FGV-SP engloba, sob a categoria "artes visuais", filmes e artes plásticas. Interessante, não? Principalmente se você conhecer todo o material. Não é nada impossível. A maior parte é de fácil acesso seja pelo mundo real seja pelo virtual.
Confira parte da lista (a completa e com as justificativas você encontra aqui):

Obras de artes plásticas

  • "O Grito do Ipiranga - Independência ou Morte" (1888), de Pedro Américo; Museu Paulista
  • "Elementos de Tipografia" (1952), de Geraldo de Barros;
  • "Metaesquema II" (1958), de Hélio Oiticica;
  • "Bicho" (1960), de Lygia Clark;
  • "Sem Título", da série "Objetos Gráficos" (1967), de Mira Schendel;
  • "Retrato de El-Rei Dom João VI" (1817), de Jean-Baptiste Debret; Museu Nacional de Belas Artes
  • "Canoa sobre o Epte" (1890), de Claude Monet; MASP
  • "Flag" (1954-55), de Jasper Johns;
  • "Banhista Enxugando a Perna Direita" (1910), de Pierre Auguste Renoir. MASP
Obs.: As demais obras eu creio que fazem parte do acervo do Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP). Só não dou certeza porque o site do Museu "resolveu" ficar fora do ar. Mas você pode tentar mais tarde. Todos os museus de arte possuem um sistema de busca no acervo pelo título ou autor da obra. 

Bibliografia auxiliar
  • "A arte brasileira em 25 quadros", de Rafael Cardoso, ed. Record (2008);
  • "Grupo Ruptura", de Rejane Cintrão, Cosac & Naify (2002);
  • "A invenção de Hélio Oiticica", de Celso Favareto, Edusp (2000);
  • "Mestres do Modernismo", de Maria Alice Milliet (org), Pinacoteca do Estado (2005);
  • "Arte Moderna", de G.C. Argan, Companhia das Letras (2004);
  • "Impressionismo", de Meyer Schapiro, Cosac & Naify (2002);
  • "Estilos, Escolas e Movimentos", de Amy Dempsey, Cosac & Naify (2002).
Obs.: Reparem na ênfase em arte moderna e contemporânea. Com exceção dos quadros de Debret e Pedro Américo, não há nenhuma obra com mais de 100 anos.

Filmes
  • "Jogo de Cena" (2007), de Eduardo Coutinho;
  • "Terra em Transe" (1967), de Glauber Rocha;
  • "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005), de Marcelo Gomes;
  • "O Ano que Meus Pais Saíram de Férias" (2006), de Cao Hamburger;
  • "A Conquista da Honra" (2006), de Clint Eastwood;
  • "Cartas de Iwo Jima" (2006), de Clint Eastwood;
  • "O Show de Truman" (1998), de Peter Weir;
  • "Persépolis" (2007), de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud.
Bibliografia auxiliar
  • "O Cinema Brasileiro Hoje", de Pedro Buchter, Publifolha (2005);
  • "A Significação no Cinema", de Christian Metz, Perspectiva/USP (1972);
  • "A Experiência do Cinema", organizado por Ismail Xavier, Graal (1983).
Obs.:  A FGV não pediu um conhecimento absurdo de cinema "de arte", há ganhadores de Oscar e Cannes, e até mesmo desenho animado.

Perceba que junto às obras foi fornecida ainda uma bibliografia complementar para auxiliar o vestibulando a se localizar e melhor compreender as artes visuais.
 
Agora pense: Que tipo de aluno a FGV deseja? Que tipo de cidadão a faculdade pretende formar?

sábado, 26 de junho de 2010

Má notícia

USP e Unicamp não usarão Enem em vestibulares em 2011

Segundo as instituições, a razão é que o exame será realizado muito tarde e atrasaria seus calendários. A prova do Enem será dia 6 e 7 de novembro. De acordo com a USP, para usar a nota do exame na prova objetiva seria preciso receber o resultado até a segunda quinzena de novembro.
(...)
A nota do Enem já não foi usada pelas instituições no ano passado, devido o adiamento do exame de outubro para novembro, após o vazamento da prova. Antes disso, o Enem era usado para compor 20% da nota da primeira fase, tanto na Fuvest como na Unicamp, caso o resultado do exame beneficiasse o vestibulando.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O que você vai fazer nas férias?

Tenho certeza que a resposta é ler um livro! Não? Então finge que sim, só para eu não ficar chateado...
Nem todo mundo gosta de ler, eu sei. Mas sou um homem de fé e creio que um dia isso irá mudar. Por isso gostaria de sugerir alguma coisa para este mês de julho. Não é dever ou tarefa de casa, portanto não pode ter cara de escola. Nada de Machado, Alencar, Camões, simbolistas, modernistas ou coisa parecida. O ideal seria ler algo interessante, dinâmico, que lhe faça sair daquele ócio improdutivo típico das férias...
Só me resta arriscar:


Eu Sou Ozzy
Autor: Chris Ayres e Ozzy Osbourne (pensou que o Ozzy fosse capaz de escrever sozinho?)
Editora: Benvira

Por que ler?
Porque todo mundo está dizendo que é bom: engraçado, curioso, uma biografia pessoal e musical com a falta de pudores típica do Ozzy. Eu mesmo ainda não li: projeto-férias! Mas vi uma resenha muito elogiosa na Rolling Stones e uma nota positiva na Folha de S. Paulo, além disso o Gustavo do 2º B está lendo E gostando! 

Os melhores contos de Ignácio de Loyola Brandão
Autor: o próprio Ignácio de Loyola Brandão, mas a seleção é de Deonísio da Silva
Editora: Global

Por que ler?
O autor, ainda vivo e em plena atividade, é criativo sem ser pseudo-vanguardista, profundo sem ser chato e bem humorado sem ser superficial. Dois contos me divertem nesta coletânea: o nonsense A anã pré-fabricada e seu pai, o ambicioso, e Obscenidades para uma dona-de-casa com a mais insólita sequência de sinônimos da literatura. Eu recomendaria, ainda, o romance de ficção "ecológica" Não verás país nenhum, mas achei um desafio muito grande para as férias...
 
 
O cão dos Baskerville
Autor: Arthur Conan Doyle
Editora: L&PM (há várias edições, esta é baratinha)

Por que ler?
É Sherlock Holmes! A não ser que você não goste de suspense policial, este livro é obrigatório. Retrata uma época, marca um estilo e cria um mito literário. Para quem só conheceu o detetive inglês por meio do filme do Guy Ritchie, leia urgentemente e esqueça aquela papagaiada com Robert Downey Jr. e Jude Law. Se gostar desse leia também Um estudo em vermelho.


Só coisa leve, hein? E não deixem de ir ao cinema e ouvir NOVAS músicas!
Ah, se preparem para a redação "Minhas férias" em agosto...

Uma sugestão "estranha"

Eu nunca fui muito fã de física. Não por causa de meus professores, ele eram realmente bons. Mas sempre tive dificuldade para visualizar certas coisas e na hora de colocar em números, bom, era de chorar. Mesmo assim às vezes sinto que fez algum efeito, pois consigo me localizar no universo do conhecimento com minha meia dúzia de conceitos corretos.
Por que contei isso? Mera frescura para introduzir uma sugestão. Estava bisbilhotando no blog do FOVEST e me deparei com o link de um blog de física:


Gostei do que vi. Bem feito, bonito, claro, atual, um belo trabalho do professor Nicolau Gilberto Ferraro.
Vale uma olhada atenta!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entendendo o vestibular da Unicamp

Em um post de maio (aqui) informei a respeito das mudanças do vestibular da Unicamp e passei o link para o simulado oficial que o Comvest (espécie de FUVEST da Unicamp) realizou para testar o novo modelo.
A Folha de S. Paulo comentou novamente essas mudanças, destacando que ficou estatisticamente mais difícil ser desclassificado por zerar a redação. Raciocínio bem simples: antes era uma redação, agora são três, ou seja, mais chances de acertar ao menos uma. O que não significa, claro, que você será aprovado com apenas um texto realizado. (veja aqui)
É compreensível esta ênfase nas redações tanto pelo peso para a classificação quanto pela dificuldade de escrever três textos em uma mesma prova. Mas a Comvest tenta acabar com este receio disponibilizando a expectativa da banca avaliadora e exemplos (sempre um acima e outro abaixo da média) para cada uma das propostas.
Junto a essa notícia, a Folha de S. Paulo forneceu um quadro comparativo (muito bem feito, aliás) com o "como era e como será a partir deste ano". Dê uma olhada.


Ainda dá tempo de estudar...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Se a moda pega... II

Pelo jeito não foram só vocês que se "divertiram" com a bizarra notícia da professora do DF que amarrou e amordaçou com fita adesiva um garoto de 5 anos.
Ontem, na Folha de S. Paulo, o cartunista Laerte resolveu acrescentar um pouco de sua conhecida acidez e fina ironia à situação.

"Calma - são apenas dardos tranquilizantes"

A inacreditável justificativa (se é que isso é possível!) daquela professora foi que ela "amordaçou o aluno porque ele estava muito 'agitado', conversando com outros colegas". (Confira aqui)
Seriam os dardos tranquilizantes uma alternativa mais... civilizada? Fica a pergunta.

sábado, 19 de junho de 2010

ENEM!!!

Recado importante para quem vai prestar a prova do ENEM este ano:


Segundo o jornal Folha de S. Paulo,
As inscrições estarão abertas exclusivamente via internet entre 21 de junho e 9 de julho. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.
Caso você não tenha o CPF fica a orientação:
Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.
E a taxa de inscrição será de R$35,00

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Recife e o Manguebeat

Na aula "especial" de hoje sob a temática da Semana do Meio Ambiente do Colégio abordei a urbanização do Recife (PE) e seus problemas sócio-econômicos e ambientais, tomando como fio condutor a cena Manguebeat. O assunto ainda não acabou, vai continuar na segunda-feira, mas para quem ficou interessado em saber mais posto aqui um link e um documento (sim, os documentos históricos podem ser muito recentes!).

Primeiro o link, ou os links. Há um texto simples, mas bem interessante, de Rejane Calazans intitulado Do Mangue ao Manguebeat. Mas a autora mantinha ainda um BLOG, o Na Lama, feito para acompanhar a produção de um documentário sobre o Manguebeat. Não tive tempo de ler o material todo, porém a reunião de vídeos, textos, teses acadêmicas e notícias de eventos entre 2007 e 2009 formam uma base riquíssima para quem se interessa pelo assunto.

Já o release-manifesto encartado no álbum Do caos à lama (1992) está espalhado pela rede. Até no portal G1 vocês encontram. Mas, para facilitar, segue o texto.
Fiquem atentos na hora da leitura. O manifesto é rico em referências, verifique se o que você acha que entendeu é de fato o que o autor, Fred 04, quis dizer.

Manifesto “Caranguejos com cérebro”

Mangue, o conceito.
Estuário. Parte terminal de rio ou lagoa. Porção de rio com água salobra. Em suas margens se encontram os manguezais, comunidades de plantas tropicais ou subtropicais inundadas pelos movimentos das marés. Pela troca de matéria orgânica entre a água doce e a água salgada, os mangues estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo.
Estima-se que duas mil espécies de microorganismos e animais vertebrados e invertebrados estejam associados à vegetação do mangue. Os estuários fornecem áreas de desova e criação para dois terços da produção anual de pescados do mundo inteiro. Pelo menos oitenta espécies comercialmente importantes dependem do alagadiço costeiro.
Não é por acaso que os mangues são considerados um elo básico da cadeia alimentar marinha. Apesar das muriçocas, mosquitos e mutucas, inimigos das donas-de-casa, para os cientistas são tidos como símbolos de fertilidade, diversidade e riqueza.

Manguetown, a cidade
A planície costeira onde a cidade do Recife foi fundada é cortada por seis rios. Após a expulsão dos holandeses, no século XVII, a (ex)cidade “maurícia” passou desordenadamente às custas do aterramento indiscriminado e da destruição de seus manguezais.
Em contrapartida, o desvario irresistível de uma cínica noção de "progresso", que elevou a cidade ao posto de "metrópole" do Nordeste, não tardou a revelar sua fragilidade.
Bastaram pequenas mudanças nos ventos da história, para que os primeiros sinais de esclerose econômica se manifestassem, no início dos anos setenta. Nos últimos trinta anos, a síndrome da estagnação, aliada a permanência do mito da “metrópole” só tem levado ao agravamento acelerado do quadro de miséria e caos urbano.

Mangue, a cena
Emergência! Um choque rápido ou o Recife morre de infarto! Não é preciso ser médico para saber que a maneira mais simples de parar o coração de um sujeito é obstruindo as suas veias. O modo mais rápido, também, de enfartar e esvaziar a alma de uma cidade como o Recife é matar os seus rios e aterrar os seus estuários. O que fazer para não afundar na depressão crônica que paralisa os cidadãos? Como devolver o ânimo, deslobotomizar e recarregar as baterias da cidade? Simples! Basta injetar um pouco de energia na lama e estimular o que ainda resta de fertilidade nas veias do Recife.
Em meados de 91, começou a ser gerado e articulado em vários pontos da cidade um núcleo de pesquisa e produção de idéias pop. O objetivo era engendrar um *circuito energético*, capaz de conectar as boas vibrações dos mangues com a rede mundial de circulação de conceitos pop. Imagem símbolo: uma antena parabólica enfiada na lama.
Hoje, Os mangueboys e manguegirls são indivíduos interessados em hip-hop, colapso da modernidade, Caos, ataques de predadores marítimos (principalmente tubarões), moda, Jackson do Pandeiro, Josué de Castro, rádio, sexo não-virtual, sabotagem, música de rua, conflitos étnicos, midiotia, Malcom Maclaren, Os Simpsons e todos os avanços da química aplicados no terreno da alteração e expansão da consciência.
Bastaram poucos anos para os produtos da fábrica mangue invadirem o Recife e começarem a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. A descarga inicial de energia gerou uma cena musical com mais de cem bandas. No rastro dela, surgiram programas de rádio, desfiles de moda, vídeo clipes, filmes e muito mais. Pouco a pouco, as artérias vão sendo desbloqueadas e o sangue volta a circular pelas veias da Manguetown.



P.S.: Os bonitões que ilustram o post são os pais da criança. Primeiro Chico Science e, no Manifesto, Fred 04, mente por trás do Mundo Livre S/A.

Recuperação

Espero que ninguém tenha se esquecido que na segunda-feira, dia 21 de junho, temos plantão de dúvidas da recuperação. A data é a mesma para 2ªs e 3ªs séries, só muda o horário.
Então, por favor, não deixem de levar o livro didático para o plantão. Além de estudar o conteúdo, afinal, sem saber do que se trata não há dúvidas para tirar!!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Se isso vira moda...


"Segundo a PM, uma professora da escola Jardim Botânico amarrou uma criança na cadeira e colou a boca com fita adesiva para que ela não atrapalhasse a aula."


A que ponto chegamos, hein? Seria cômico se não fosse trágico, muito trágico!


As fotos, claro, são meramente ilustrativas. Retiradas daqui.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resultado da última enquete

Por causa de um post sobre o consumo de álcool entre estudantes do Ensino Médio em São Paulo acabei lançando aqui mais uma enquete.
O resultado, confesso, me supreendeu. Tanto o número de participantes foi maior quanto as respostas não eram as que eu imaginava. Este blog tem um público muito peculiar...
Vejamos.

A pergunta era "qual sua relação com o consumo de álcool?"
E as respostas foram

38% disse que já bebeu, mas nunca mais de 5 ou mais doses de álcool na mesma ocasião. Ou seja, nada de porres, pileques ou doses de gligose.

Para 61%, porém, a resposta foi um curto e grosso "Eu não bebo".

Já a resposta que era, praticamente, a razão de ser do antigo post e da enquete não recebeu um voto sequer. Nenhum dos 21 alunos que opinaram chegaram perto das 5 doses.


Bom, né? Ou talvez os demais alunos estivessem em algum bar sem acesso à internet...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Roteiro de Estudo para a Recuperação - 2º Bim.

Eu queria, primeiramente, dar os parabéns para quem não ficou de recuperação neste bimestre. Tivemos resultados realmente significativos e uma melhora notável. Mas mesmo aqueles que ficaram, se compararmos com o último resultado, merecem uma palavra de apoio. Naquela ocasião muita gente ficou com notas realmente baixas o que não se repetiu desta vez. Isso sem contar o pessoal que simplesmente deu uma escorregada na prova bimestral e acabou se prejudicando por bobagem.
Dá para melhorar? Sempre dá! Porém, no geral, fiquei contente.
Agora, para os que farão a recuperação ficam aqui os roteiros de estudo.

2ª série

Será objeto da Recuperação apenas 1 (um) tema:

• Revolução Industrial

ATENÇÃO!!
O capítulo do livro que aborda a Revolução Industrial é o n. 3 da unidade 4, p. 291-298.
As relações entre Revolução Industrial e as ideias econômicas, políticas e sociais da época exigem que o aluno esteja bem informado a respeito dos outros temas abordados ao longo do bimestre.

Ao comparecer ao plantão de dúvida é fundamental que:
• Tenha lido o capítulo do livro didático
• Traga o livro (faremos os exercícios do livro)
• Traga a versão final do trabalho bimestral que está disponível para download no site do Colégio

Os alunos da 2ª série A que estiverem de recuperação deverão refazer seus trabalhos (texto com base na pesquisa em grupo) e trazê-los no dia do plantão de dúvidas.


3ª série

Será objeto da Recuperação “apenas” 1 (um) tema:

• Aspectos sócio-econômicos da República Velha (Cap. 35)

Será dada ênfase nas relações de poder, portanto, privilegiem o estudo dos conflitos sociais, do processo eleitoral e do exercício da cidadania. O café, a borracha e a industrialização serão abordados na medida em que explicam o contexto social da época.
É importante lembrar que nossa “aula” de recuperação (dia 21 de junho) é, na verdade, um plantão de dúvida. Para que ele funcione como tal você precisa estudar previamente e trazer suas questões.

ATENÇÃO!
Traga o livro didático, faremos exercícios em aula.
Os alunos que não fizeram a atividade extra (opcional) devem fazê-la para a recuperação e entregá-la, impreterivelmente, no dia 21 de junho. A atividade não será aceita no dia da prova.



Lembrando a todos que os plantões de dúvida serão no dia 21 de junho e as provas no dia 28 de junho. Verifique o horário da sua série!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fala, Aline!!

Como sei que ela adora falar... FALA, Aline!!
Pra quem pretende fazer Relações Internacionais (o meu caso haha), Adm, Ciências Contábeis e acho que mais três cursos, a Trevisan "estará de portas abertas" para os alunos conhecerem como realmente é o curso, conversar e tudo mais..
Enfim.. eu já fiz minha inscrição, pois acho que será muito bom!Segue o site, com tudo explicadinho: http://www.trevisan.edu.br/
É necessário que o aluno efetue a inscrição no site tbm!
Dica da Aline F., 3A
A gente agradece!


P.S. Alguém adorou a palestra da moça da Trevisan, hein? Só falta começar a estudar... aliás, História é muuuuito importante para RI, viu?

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Informação, muita informação

O Governo do Estado desenvolve um projeto chamado Universidade Virtual do Estado de São Paulo, ou apenas Univesp. Independente das inúmeras polêmicas existentes o Governo resolveu investir na educação à distância com cursos semi-presenciais (isto é, algumas aulas e as provas você precisa fazer na presença de professores reais) e outros inteiramente virtuais.
Paralelo a isso a equipe da Univesp lançou uma publicação digital voltada para os pré-vestibulando com conteúdo bem variado: artigos, entrevistas, orientações, notícias, etc.
Este primeiro número da revista aborda um tema inédito bem popular, a Copa. Há textos, gráficos e vídeos comentando desde a história até a física no futebol. Sequer a poesia ficou de fora! Para quem gosta do assunto é um prato cheio.


Univesp lança revista digital voltada ao estudante pré-universitário
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está lançando uma revista digital de apoio ao estudante pré-universitário: a Pré-Univesp. A ideia é trazer conteúdo de qualidade, gratuito e agradável voltado ao público pré-vestibular, lançando mão de diversas mídias cabíveis na internet. Trata-se de um instrumento de apoio ao estudante pré-universitário, veiculado de uma forma democrática e capaz de expandir o conhecimento a quem tem acesso à internet – incluindo aqueles que frequentam a rede em espaços públicos e em lan houses.
O conteúdo, temático e mensal, está focado nos grandes assuntos da atualidade, presentes também na matriz curricular do ensino médio e nas questões das provas de ingresso à universidade. Neste primeiro número, o tema é “Copa do Mundo”, tratado sob o ponto de vista da história, da física, da literatura, da bioquímica e muitos outros. A revista também conta com conteúdo dinâmico, disposto nas notícias e na Agenda Cultural, que trarão informações diárias de interesse de quem estiver estudando para ingressar no ensino superior.
O acesso ao conteúdo integral da revista é gratuito e o internauta pode ainda se cadastrar para receber as atualizações da revista e para criar um espaço próprio – virtual – no qual pode interagir, selecionar e guardar textos de suas preferência etc.
A revista Pré-Univesp preenche uma lacuna ainda existente, de um espaço de reflexão e não somente de memorização de conteúdos. É um produto de excelência para um público com interesse amplo, porém também focado, desejoso de participar de discussões e de, assim, ascender melhor preparado para o ensino superior.
Uma boa leitura a todos!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dúvidas e mais dúvidas

O pessoal da 2ª série já me perguntou algumas vezes sobre carreira, escolha de profissão e coisas do tipo. E os alunos da 3ª série devem ter enjoado de me ouvir falar de vestibular.
Nunca foi fácil escolher e ultimamente parece que está pior. Há tantas opções de cursos e faculdades... Se serve de consolo, essas questões são completamente comuns. Mas isso todo mundo diz, não é?
Então, quem quiser trocar uma ideia com profissionais preparados para a orientação profissional pode tentar o... msn!

Alunos de Psicologia da Unesp dão orientação vocacional por MSN
A Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis, oferece orientação vocacional gratuita pelo MSN. O serviço é um projeto de extensão universitária coordenado pelo professor Paulo Motta e realizado por alunos do último ano do curso de Psicologia. O programa de atendimento a distância existe desde 1999, inicialmente por meio de salas de bate-papo e, mais tarde, pelo ICQ. Desde 2005, utiliza o MSN.
Este ano, o atendimento por MSN começou em 3 de maio e será realizado até o dia 22 de outubro, às terças e quartas-feiras, das 14 à 0h (nas férias de julho, não haverá atendimento). O endereço do MSN é orientacaounesp@hotmail.com.

Agora você pode continuar pendurado a tarde toda no MSN!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Verdadeiro ou falso?

Um terço dos estudantes já se embriagou
Levantamento em escolas particulares da cidade de São Paulo revela que um em cada três estudantes do ensino médio (15 a 18 anos, em média) se embriagou --bebeu cinco ou mais doses de álcool na mesma ocasião-- ao menos uma vez no mês anterior à pesquisa, informa reportagem de Tarso Araujo, publicada nesta terça-feira na Folha

Isso merece uma enquente, não acham?
Fiquei curioso em saber a opinião (anônima) de vocês. Quem já tomou um porre (5 ou mais doses de álcool na mesma ocasião)? Quem bebeu menos que isso ou quem nunca bebeu nada?
Basta responder aí no lado direito, logo abaixo dos "seguidores".

Aguardo o resultado.

Treinar nunca é demais...

Faz algum tempo que postei aqui o link para um simulado Fuvest publicado pela Folha de S. Paulo. Apesar de não ser novidade, posto agora o simulado feito pelo Anglo para o Estadão.
Mas quem for fazer fique atento. Quando, após clicar no link, aparecer a tela do simulado irá disparar um cronômetro. Se você quiser fazer o simulado seguindo o relógio do jornal se prepare antes!

Simulado Estadão/Anglo vestibulares AQUI

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Questão e reflexão

Caiu na prova da 2ª série, mas creio que vale a pena compartilhar com todos esta reflexão. Dê uma olhada!

A questão

(Fuvest 2005)
"A mais extravagante ideia que possa germinar no cérebro de um político é acreditar que basta a um povo entrar de mão armada num país estrangeiro para lhe fazer adotar as suas leis e a sua Constituição. Ninguém estima os missionários armados, e o primeiro conselho que a natureza e a prudência dão é repeli-los como inimigos."
(Robespierre, janeiro de 1792.)
a. Por que a ocupação da Espanha pelo exército napoleônico, em 1808, tornou o texto profético?
b. Há no momento atual alguma situação à qual o texto pode ser referido? Por quê?


A discussão
Pelas palavras do historiador inglês Eric Hobsbawm percebe-se a dimensão da chamada Era Nopoleônica. As ideias da Revolução Francesa, principalmente a crítica ao Absolutismo e o questionamento dos privilégios, assim como a consagração da burguesia e a economia liberal foram espalhadas pela Europa como um todo e, indiretamente, atingiu também a América colonial. Mas este processo não foi de forma alguma pacífico e a Península Ibérica é um ótimo exemplo.
"Os soldados franceses que guerrearam da Andaluzia a Moscou, do Báltico à Síria [...] estenderam a universalidade de sua revolução mais eficazmente do que qualquer outra coisa. E as doutrinas e instituições que levaram consigo, mesmo sob o comando de Napoleão, eram doutrinas universais, como os governos sabiam e como também os próprios povos logo viriam a saber."
Eric Hobsbawm. A era das revoluções, 1789-1848.
A invasão napoleônica na Espanha ocorreu quase que ao mesmo tempo que a de Portugual, país este que se recusou a cumprir o Bloqueio Continental. O que os franceses não esperavam era a resistência do povo espanhol que, contrariando a ideia segundo a qual Napoleão traria a liberdade e o fim do Antigo Regime, reagiu violentamente.
Talvez o enfrentamento mais famoso tenha sido o Levante de 2 de maio de 1808, em Madri, diante da ordem de Napoleão de retirar da Espanha para a França o infante D. Francisco de Paula de Bourbon. A violência foi tamanha que o marechal Murat, comandante do exército francês afirmou:
“O povo de Madrid deixou-se arrastar à revolta e ao assassinato… Sangue francês foi derramado. Sangue que demanda vingança”.
A repressão provocou a morte de cerca de 400 vítimas, sendo que 44 rebeldes foram fuzilados na noite de 2 para 3 de maio. Este episódio foi posteriormente (1814) retratado pelo famoso pintor espanhol Goya em seu Los fusilamientos del tres de mayo.

A questão da Fuvest perguntava, ainda, sobre alguma situação contemporânea que mostrasse semelhança com essa invasão trazendo o fim de um tempo de opressão como Napoleão “acreditou” que seria visto pelos espanhóis.
Na época daquele vestibular o mais típico caso e que, infelizmente, continua atual é a guerra dos EUA (com apoio do Reino Unido e "omissão" da ONU) contra o Iraque. Qual era a justificativa norte-americana? Além de afirmarem que o Iraque possuía armas de distruição em massa (nucleares, químicas e biológicas), colocando o governo dos EUA como guardião da segurança do planeta, era dito que levariam a democracia, a liberdade e o respeito aos direitos humanos, valores que Sadam Houssein sempre desrespeitou.
Veja uma frase de um homem de Estado, ligado diretamente ao governo estadunidense:
"Eu acho que as coisas ficaram tão ruins no Iraque, do ponto de vista do povo iraquiano, que nós [EUA] seremos vistos como salvadores"
(Dick Cheney, vice-presidente americano, à rede NBC, em 16 de março de 2003)
Esta pérola foi proferida há 7 anos e desconfio que os iraquianos não concordam com o ex-vice-presidente. Talvez porque eles também não gostem de "missionários armados".


Antes que eu me esqueça, um comentário. A frase de Dick Cheney é de 2003, a questão é de 2005 e nós estamos em 2010.
"A Guerra do Golfo (1990-91) durou cinco dias em terra. Não podemos afirmar que o uso da força no Iraque durará cinco dias, cinco semanas ou cinco meses. Mas certamente irá durar mais do que isso."
(Donald Rumsfeld, então secretário de Defesa americano, em 14 de novembro de 2002)
Pelo raciocínio de Rumsfeld ele também não esperava que a guerra durasse, até o momento, quase 8 anos.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Fechado para balanço II

Do mesmo modo que aconteceu no bimestre passado, hoje o blog entra em ritmo tartaruga. Muitas provas para corrigir e notas para fechar.
Não poderia ser melhor: Provas + Feriadão + Meu aniversário
Espero poder entregar tudo corrigido para vocês na segunda-feira.
Bom feriado!

Calendário dos Vestibulares

Eu jurava que já tinha repassado essa informação para vocês, mas olhei o blog todo e não encontrei.
Então, vai aqui o Calendário dos Vestibulares montado pelo pessoal do blog do Fovest, caderno especializado da Folha de S. Paulo.
Fiquem de olho!