sábado, 30 de janeiro de 2010

Exposição fotográfica

Para quem gosta de fotografia e se interessa pela história de São Paulo, sugiro a exposição Memória da Cidade. São 25 fotos de São Paulo entre 1862 e 1887 tiradas por Militão Augusto de Azevedo e 75 fotos de Renato Suzuki, fotógrafo contemporâneo. Mais que uma comparação entre dois momentos distintos a exposição convida a uma viagem por dois olhares diferentes, por percepções diferentes.



CAIXA Cultural de São Paulo
Praça da Sé, 111
Nas galerias Octogonal e Florisbela
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 21h.
De 23 de janeiro a 26 de fevereiro de 2010

Entrada franca

Curadoria: Camila Garcia
Realização: Caixa Cultural
Produção: Conceito & Famiglia Produções
Apoio: Museu Paulista – USP

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Boas-vindas

Sejam bem-vindos ao Depois da aula...
Este blog é, a princípio, um experimento. A minha intenção é colocar aqui textos e imagens trabalhados em sala, material complementar como vídeos e outras referências, e orientações mais específicas. Se isso dará certo não tenho como prever. Depende da utilização que faremos, eu e vocês, alunos, deste espaço. Apenas o meu desejo de que o blog se torne uma extensão da sala de aula e que possamos apronfundar discussões e sanar dúvidas não é suficiente. Se vocês não quiserem procurar (por aqui) outros caminhos o blog se mostrará automaticamente inútil.

Antes de começar o ano de fato colocarei algumas orientações quanto ao funcionamento do Depois da aula... 

1. Como descobrir se o post se refere à matéria do meu ano?
 No blog serão postados os conteúdos do 2º e 3º anos do Ensino Médio e a confusão pode acontecer. Para tentar diminuir os riscos todo post terá no final tags (= marcadores) específicas. Sempre constará o ano e a matéria: por exemplo, 2º Ano e Iluminismo. Assim, vocês poderão escolher pela busca no arquivo apenas os posts do seu ano ou da matéria desejada.

2. Posso participar?
 Você não só pode como "deve" participar. O espaço para comentários serve para opinar, sugerir, perguntar, discutir. Pede-se apenas bom senso e respeito. Ofensas pessoais e bate-bocas não serão permitidos. Espaço democrático não significa terra sem lei. O que vale na sala de aula também vale aqui. No mais, fiquem à vontade.

3. Se eu não acompanhar o blog serei prejudicado em aula?
 Não, de jeito nenhum. O blog é um complemento não obrigatório. Talvez você perca a possibilidade de ir além, de caminhar e ver mais longe do que é possível em três aulas semanais, mas nada mais que isso. Não será colocado nenhum conteúdo exclusivo para uso em classe.

4. O que antes era colocado para download pelo sistema do colégio estará aqui?
  Sim e não. Quando colocar material para download ele estará sempre no sistema do colégio, e sendo possível, no blog também. Mas será avisado em post onde estará este conteúdo.

Por ora é só.
Mais uma vez, sejam bem-vindos.