quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Fuvest anulou questão

Para quem fez a prova da Fuvest uma notícia importante (ou não): anularam a questão abaixo.
— Não entra a polícia! Não deixa entrar! Aguenta! Aguenta!
— Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro.
E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo.
— Aguenta! Aguenta!
(Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890, parte X)
O fragmento acima mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo

a) representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público.
b) defende a monarquia recém-derrubada e demonstra a dificuldade da República brasileira de manter a tranquilidade e a harmonia social após as lutas pela consolidação do novo regime.
c) denuncia a falta de policiamento na então capital brasileira e atribui os problemas sociais existentes ao desprezo da elite paulista cafeicultora em relação ao Rio de Janeiro.
d) valoriza as lutas sociais que se travavam nos morros e na periferia da então capital federal e as considera um exemplo para os demais setores explorados da população brasileira.
e) apresenta a imigração como a principal origem dos males sociais por que o país passava, pois os novos empregados assalariados tiraram o trabalho dos escravos e os marginalizaram.

A ideia de usar um texto literário para discutir uma questão do conteúdo de história foi ótima. Pena que se embananaram na hora de formular a pergunta. Por eleminação - bastava ter lido o livro ou interpetar corretamente o trecho oferecido - restaria apenas a alternativa A como correta. O problema é que a alternativa A não está correta!
O livro O Cortiço foi publicado em 1890, dois anos após a abolição da escravidão. No entanto, a história se passa antes de 1888, tanto é que uma das personagens - a Bertoleza - é escrava. Se não fosse este "pequeno" detalhe a alterantiva estaria correta.

Um comentário:

Segundo o dicionário, liberdade de pensamento é o "direito que cada um tem de expor suas opiniões, crenças e doutrinas", e este direito é garantido aqui. No entanto, qualquer comentário sexista, racista ou de algum modo ofensivo será apagado.